Contato Improvisação nasceu nos anos setenta nos Estados Unidos a partir da pesquisa de Steve Paxton, um dos mais influentes coreógrafos e investigadores de dança da segunda metade do século XX.  O CI é uma técnica de improvisação que prioriza a dança em relação entre duas ou mais pessoas, que se utiliza da escuta entre os corpos de forma democrática. Para o desenvolvimento dessa escuta, utiliza-se de exercícios de conscientização anatômica e fisiológica e exercícios cinestésicos, de propriocepção, que visam a conscientização e aprendizado da transferência de peso, aceleração, pausa, deslizes, rolamentos, amortecimentos, quedas, impactos, carregamentos, voos. 

A partir desse alongamento das percepções corporais, trabalha-se o diálogo entre os corpos e estes com o espaço. 

É um cruzamento fértil onde habilidade, instinto e imaginação poética convergem.

Neste trabalho, o corpo deve aprender a abandonar uma certa qualidade de voluntariedade a fim de estar aberto para novas sensações

e experimentar o fluxo natural de movimento.

Sessões Individuais

As aulas particulares de Contato Improvisação são para pessoas interessadas em aprofundar os estudos da prática física de CI de forma individualizada. Pessoas com qualquer nível de experiência são bem vindas.  Sofia vai investigando os pontos a serem trabalhados para um melhor desempenho do movimento e encontro com o CI.  O conteúdo da aula é criado a partir das necessidades nomeadas pela pessoa em diálogo e observação com Sofia.

 

Possíveis pontos a serem trabalhados:

fundamentos do CI domínio e compreensão do peso

técnicas de carregamentos, vôos e saltos em contato

mover em fluxo de movimento em contato

principios da improvisacao e composicao

compartilhamento de material teórico

supervisão pedagógica (para facilitadores ou futuros facilitadores de CI)

 

FORMATO:

A partir de uma entrevista inicial, investiga-se as necessidades atuais e Sofia desenha um processo, que pode ser de aulas avulsas de 90 minutos ou de um ciclo de sessões continuadas

Aulas em grupo

Nas aulas de Sofia, além dos princípios do CI,

também utilizam-se práticas inspiradas na Dança Movimento terapia, Tuning Score e DanceAbility, pesquisas que envolvem o estudo da escuta e da comunicação não-verbal permitindo que todas as pessoas, com ou sem formação em dança, com ou sem deficiência se expressem e colaborem artisticamente através do diálogo e da  improvisação.

Oficinas de Aprofundamento de CI

Oficinas com a proposta de explorar as linguagens mais avançadas do Contato Improvisação, abertas para pessoas que estejam praticando/estudando essa práxis ou outras práticas corporais que já manobram transferência de peso, suporte, vôos há um certo tempo. Na oficina se treina força, flexibilidade, estabilidade, sustentar bases flexíveis e construir corpos leves para alçar vôos.

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

Quer saber mais?

Entre em contato

Tel: +39 3385021359 
+55 21 98179-1117
sofiagiliberti.contact@gmail.com
  • https://www.instagram.com/sofia.gili
  • https://www.facebook.com/sofiagilibe
  • https://www.youtube.com/channel/UC8b
  • www.linkedin.com/in/sofiagiliberti